24 de nov. de 2010

Chevrolet Opala, um carrão que nunca sai de moda!

Carrão!!! No sentido figurado e literal da palavra, este é o adjetivo que mais cabe ao Chevrolet Opala. É um carro que nunca ficou desapercebido e um dos poucos carros fora de linha, que ainda é desejado por muitas e muitas pessoas (inclusive por mim).

História de sucesso

O Opala foi o primeiro carro da General Motors (GM) produzido no Brasil, em 1968. E está intimamente ligado ao nascimento da indústria automobilística brasileira.

Até a década de 50, a maioria dos carros rodando em nossas estradas eram importados. Foi a partir do governo Juscelino Kubitscheck que as companhias automotivas foram estimuladas a produzir carros no Brasil por causa de incentivos fiscais.

O projeto do Opala, baseado no modelo alemão Opel Rekord C, durou dois anos. O resultado foi um carro de extrema durabilidade, conforto e potência.

Sonho de consumo que dura até os dias de hoje

Por causa da sua beleza e imponência, tornou-se o carro dos executivos e políticos da época. Para os consumidores comuns um confortável e elegante carro de passeio e para os amantes da velocidade um carro de corrida nato.

Hoje, o Opala permanece no coração dos brasileiros e aqueles que o possuem garantem que não abrem mão do “lobo bebedor”, comparando o seu consumo de combustível com os atuais carros.

Trajetória de sucesso

1 - Esta paixão começou em novembro de 1968 no Salão de São Paulo, quando a GM anunciou o seu projeto finalizado e sua produção no ano seguinte.


2 - Em 1971, foi lançado o inesquecível Opala SS. Logo em seguida veio sua versão com motor 4.1 L de seis cilindros (1971/1972).


3 - Com o lançamento do motor 250/s se tornou o mais rápido de sua época, com melhor comando, tuchos mecânicos e um carburador de corpo duplo DFV 446.

4 - Em 1975 foi lançada a Caravan, versão perua do Opala.


5 - O Opala Diplomata foi lançado em 1979/1980, e a Caravan Diplomata em 1985.


O encerramento de sua produção foi realizada de maneira muito especial, em 1992. Os últimos 100 Opalas produzidos, série batizada de Diplomata Collectors, além do nome exclusivo, presenteavam os donos com uma fita de vídeo sobre a história do Opala e chaves douradas. O último Opala de número 1 milhão se encontra no museu da Ulbra, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul.


O sucessor do Opala, o Chevrolet Ômega, herdou seu propulsor 4.1, porte e acabamento. Foi o último carro a utilizar tração traseira.


Essa é uma história rápida e resumida dessa lenda que até hoje esta muito viva na realidade de muitos.









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